8 de julho de 2013

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani.

A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos.
Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana.

Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque.


Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas, vindos de São Paulo, e em 1953 iniciaram a construção de uma igreja maior, feita em madeira, e que demorou mais de 10 anos para ser concluída.

Na foto a seguir, a antiga Igreja Nossa Senhora do Rosário no bairro Coral, a construção cruciforme era formada por dois imensos chalés, o vão livre e as janelas altas mantinham o interior muito claro, bastante iluminado, e arejado.  



Infelizmente a Igreja feita em madeira de araucária foi totalmente consumida pelo fogo  Eu vi o incêndio com meus primos. Foi em 24 de novembro de 1990. Na foto o povo assiste ao incêndio (Edson Varela).



Meu avô Lauro Floriani viveu no Bairro Coral, em Lages/SC. O Bairro tem na Paróquia Nossa Senhora do Rosário o principal centro católico. E a palavra coral vem da sigla de um posto de gasolina que existiu no local, C.O.R.A.L significa Companhia Rosário Abastecedora Ltda.



Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...