Pular para o conteúdo principal

Genealogia

Neste Blog você encontra algumas notas a respeito da genealogia da Familia Floriani.

Certamente, o resultado mais importante dos estudos realizados sobre a genealogia está em nossa árvore genealógica. Os dados estão disponíveis no site MyHeritage uma árvore genealógica,onde também podemos compartilhar fotos e histórias da família.

Em agosto de 2013 tinhamos 2509 nomes em nossa árvore, são 136 colaboradores registrados que podem manter as informações atualizadas.

Nossa Árvore Genealógica conta com quatro ramos familiares que provavelmente vieram ao Brasil em 1875.

O ramo de "Marco Antônio e Elisabeta Floriani" agrega informações enviadas por Andre Floriani e Cristina Orlandi, além da importante contribuição de Antônio Carlos Floriani, Cláudio Floriani, entre tantos outros.



Restaram dúvidas a respeito da história da família, lacunas documentais e falta de informações a respeito da árvore genealógica. E claro, crescia cada vez mais a vontade de conhecer as origens da família, visitar os Floriani em solo Italiano.

Neste Blog você encontrará alguns artigos sobre a história da imigração que podem ajudar a descobrir sua origem familiar.

Créditos:
Esta árvore resulta de um trabalho incrível. E gostaria de destacar a dedicação incansável de Jordina Rita Floriani Goulart e Paulo Floriani. Tive a oportunidade de ajuda-los a orgnizar os dados do ramo formado pelo casal de imigrantes Giovanni Maria Floriani e Domenica Tiso, dos quais nós três descendemos.

História da Árvore Genealógica
A mais extensa árvore genealógica da família Floriani no Brasil esta na internet desde 2008. Sua elaboração contou com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet. Além da iniciativa capitaneada por Círculos Trentinos, surgiram 6 comunidades da família entre usuários do Orkut, movidos pela curiosidade e interesse em conhecer familiares distantes ou rever parentes distantes. A cerimônia de assinatura coletiva dos pedidos de dupla cidadania reuniram milhares de pessoas em Curitiba e outras capitais, aproximando ainda mais gente que à muito não se via ou nem se conhecia.

Havia uma árvore genealógica em Porto Alegre feita com um software, e com tanta gente interessada foi um pulo para surgir uma árvore genealógica extensa. Em um esforço inicialmente disperso, se levantaram 100 nomes em Lages, 170 em Rio do Sul e mais de 300 em Jaraguá do Sul. Em pouco tempo agregaram-se dados de Joaçaba e Porto Alegre. 

Somente com muito estudo e análise de documentos antigos chegou-se ao formato atual da árvore, que está disponível em um site especializado em genealogia. A sistematização da árvore genealógica foi iniciada em fevereiro de 2008, e em julho do mesmo ano já eramos mais de 1500 pessoas identificadas. Atualmente, em setembro de 2013, passamos de 2500 pessoas catalogadas.
Mas restaram dúvidas a respeito da história da família, lacunas documentais e falta de informações a respeito da árvore genealógica. Mas como o trabalho é distribuído e as informações são socializadas, constitui um espaço de aproximação e de encontro da família.

Veja mais artigos relacionados:

Genealogia da Família Floriani

História da imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo