1 de abril de 2013

Le battaglie dell'Ortigara

E à esquerda se vê o Monte Ortigara junto da linha de montanhas que limitam o Altiplano de Asiago e o Vale da Valsugana.  sull'altopiano di Asiago. Villa Agnedo e Strigno foram duramente afetadas nas Grande Guerra Mundiais. E o monte Ortigara foi palco da maior batalha já combatida em uma região montanhosa. Entre os Italianos, foram mais de 2.800 mortos, 16.000 feridos e 3.000 desaparecidos ou feitos prisioneiros.  




Um mês depois de retornar da viagem à Itália,  encontrei por acaso em um sebo aqui em Brasília o livro Un anno sull'Altipiano, escrito por Emilio Lussu, que lutou no Altopiano de 1916 a 1917. Sua Brigata Sassari, 151º e 152º fanteria., foi quase completamente destruída em seguidos ataques à trincheira austríaca, sob comando de generais despreparados e presunçosos. 

Na foto abaixo, a prefeitura de Villa Agnedo sob a guarda das montanhas sobre as quais está o Planalto de Asiago.


Para quem quer conhecer um pouco mais, vale a pena ver o filme Uomini contro, da foto a seguir, dizem que o filme exagerou um pouco, mas que retrata os combates no Ortigara.


No mapa abaixo é possível ver a linha defendida pelos austríacos, de grande importância estratégica, e chamada de chiave degli altipiani. No mapa, procure por Trento e veja a primeira seta vermelhas à direita, localizadas na região de Villa Agnedo. 





Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...