Pular para o conteúdo principal

Viagem de Veneza à Transacqua

Chegou ao fim nossa rápida passagem por Veneza. Conseguimos uma promoção fantástica em um hotel na cidade de Transacqua e somente depois seguiríamos para Strigno e Villa Agnedo. Na manhã do dia 02 de abril de 2012, pegamos o trem na estação de Porta Veneza.


O trem com dois andares não existe no Brasil, muito legal. Percorremos a planície litorânea e em Bassano Del Grapa trocamos de trem e seguimos pelo vale do rio Brenta. Tem gente que acha que não dá pra viajar com criança. Isabela tinha 4 anos, e foi só festa. Viajar de trem é fantástico. Seguro, tranquilo, no mínimo, para quem não está acostumado, uma atividade diferente. A nossa pequena curtiu muito.


Da estação se viam as primeiras montanhas em nosso destino.


No caminho tortuoso o trem fez força pra subir. Passamos por Primolando, onde há 102 anos atras a ferrovia foi ligada ao vale do Brenta (Valbrenta), unindo-se definitivamente o Reino da Itália e o Austríaco, e claro, aproximando para sempre Veneza e Trento.

No Caminho, paramos na estação de Strigno, uma árvore chorão me fez lembrar Lages/SC (infelizmente as árvores que ficavam na praça do Tanque foram cortadas). A estação fica pertinho de Villa Agnedo, cerca de 15 minutos de caminhada. Mas não dava para ficar, tínhamos que ir até Borgo e pegar um ônibus para ir à Fiera di Primiero. 



Era perto do meio dia (02 de abril) quando chegamos em Borgo Valsugana, a rodoviária estava fechada. Caminhamos até o centro da cidade e descobrimos um restaurante delicioso. Massa fresca sobre o balcão, era escolher e a dona botava para cozinhar. 



Saímos de Borgo Valsugana de ônibus para Primeiro, e no caminho passamos novamente pela entrada da cidade de Villa Agnedo, senti ainda mais de perto as montanhas que guarneciam o vale, as boas casas, as ruas asfaltadas, e nada mais além de um trevo bem sinalizado. 

O ônibus seguiu rápido e desceu o vale pela Strada Statale 47 em direção a Veneza, no caminho inverso ao que havíamos feito a pouco de trem, acompanhando a descida das águas do Fiume Brenta. Pegamos à esquerda em um emaranhado de viadutos e caimos dentro de um túnel, a Galleria S. Vito, e só voltamos a ver a luz do dia depois do Lago di Corlo, formado pelo Torrente Cismon, até chegar em Arten, onde pegaríamos outro ônibus para chegar até Primeiro e Transacqua. 

O lugar fica entre Zorteia e Feltre (Pra quem viveu em Campos Novos/SC, o nome Zorteia é familiar). Ficamos em um ponto de ônibus, na Via Nuova, que de ponto só tinha a placa, e demorou um pouco até alguém resolver a bater papo conosco. Estávamos na rua da Igreja que possui um enorme avanço do telhado sobre a porta da frente, bastante diferente. 

Novamente, o motorista do ônibus ficou impaciente. E desta vez entendi que havia algo de errado com nossa bagagem, ele ficou meio contrariado mas mesmo assim subimos com tudo pra dentro do ônibus, a mala preta com rodinhas, a mochila verde, mochilas menores, a Isabela e o carrinho de bebê, e mais, alguma sacola de lanche! Depois descobrimos que é o passageiro quem coloca a mala no bagageiro, em baixo do ônibus.

Pegamos a Via Oltra que seguia o vale do Torrente Vanoi, e passamos por uma pequena hidroelétrica que utilizava toda a água do rio naquela época, e provavelmente, auxilia no controle de enxurradas que ocorrem no verão.


Mais quatro longos túneis e outra hidrelétrica no Torrente Canali e chegamos a Pezze. A propósito, esta PCH era fantástica, também feita em pedra, tinha a barragem sustentada em dois arcos, e ao lado, o túnel de desvio escavado na montanha formava uma cachoeira com o excesso de água, uma obra antiga mas de execução impressionante.


Passamos por Mezzano e já não aguentávamos tanta curva até que entramos em Fiera di Primiero. A região já era diferente, mais frio, cidades menores e menos industrializadas. Praticamente todas as montanhas eram cobertas por floresta com muito abete rosso (Picea abies) em meio à floresta caduca de carvalho e outras espécies estacionais, alí, o inverno demorava um pouco mais para ir embora.

Basta seguir a estrada sinuosa e chega-se em Fiera di Primieiro e Transacqua.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo