5 de novembro de 2013

Isabela Floriani conhece a neve em Passo Pordoi em Canazei

Foi muito legal conhecer Passo Pordoi, em Canazei, na região italiana Trentino-Alto Adige (SübTirol), fazer iso com Aline e Isabela foi ainda melhor. Em 05 de abril de 2012 nosso nobre anfitrião Armando Floriani nos levou para dar uma volta em alguns dos principais pontos turísticos da região.  







Acho que usamos a estrada estatal 48 que passa no Val di Fiemme e Fassa, ao longo do rio Avisio (um afluente do rio Adige), mais ao norte de Moena, onde paramos para conhecer o centro da cidade. Realmente não recordo bem da estrada e do caminho que fizemos, então fiz alguns registro para conseguir lembrar. Ao sair de Moena em direção à Canazei, sairíamos do Tirol e entraríamos no Veneto, em direção à Belluno.

Passamos em Canazei (46° 29' N 11° 46' E), uma cidade voltada completamente para o turismo, também fica aos pés dos Dolomiti, mas de uma ponta mais ao norte, já havíamos conhecido a porção sul desta formação rochosa fantástica, quado estivemos em Primiero e Transaqua.

Canazei fica à uns 1100 metros, e subimos até Passo Pordoi, a 2240 metros (+46° 25' 13.83", +11° 42' 27.69"), por uma estrada íngreme que passa no meio de pistas de esqui. Em alguns pontos, a estrada passava por baixo da pista de esqui! Na foto a seguir, guerra de neve em frente a entrada da Funivia Sellbann, que leva à Sass Pordoi. Funivia é como se chama na Itália o teleférico.






Embora Isabela tenha nascido em Lages, Santa Catarina, não teve a oportunidade de conhecer a neve como eu e Aline. Mas não demorou pra perceber que ali havia muito mais neve do que é possível cair na Serra Catarinense.




Também não posso transmitir o sabor do lanche preparado por nosso ilustre guia: pão, queijo e presunto, suco, e cerveja, depois do frio e de brincar na neve, que baita fome!





Peguei emprestado a foto a seguir para mostrar como Sasso Lungo é realmente lindíssimo, e faz de Passo Pordoi um dos locais mais incríveis para amantes do alpinismo, caminhada, esqui, ciclismo e fotografia.



Veja também: 


Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...