Pular para o conteúdo principal

45 anos da morte do poeta Giacomo Floriani


http://www.vitatrentina.it/var/vitatrentina/storage/images/media/imported-images/floriani_la_poesia_incarnata_tra_le_montagne/giacomo_floriani/514870-1-ita-IT/giacomo_floriani.jpgHá 45 anos morreu na Itália Giacomo Floriani, montanhista e socialista, é considerado o maior poeta em dialeto benacense. 
Considerado um patrimônio da cidade de Riva, como um homem que em toda a sua vida vivenciou os valores que defendia - do irredentismo que o levou a atravessar a fronteira para se alistar no exército italiano, a um tipo de censura severa contra qualquer compromisso com sua consciência. 

Um poeta que teve a capacidade de transmitir o encanto das pequenas coisas de um mundo permanentemente removidos pelo chamado progresso, utilizando a linguagem do povo, e tornou-se um paradigma do dialeto local.

Os principais momentos da vida de Giacomo Floriani estão na Cronologia disponível no site do  Istituto Tecnico Economico e Tecnológico "Giacomo Floriani".
  



Socialista e Irridentista


Giacomo  Floriani , nasceu em 20 de janeiro de

1889 em Riva. Filho de Giacomo e Maria Maino, camponeses (os avós eram pastores), autodidata, e sem terminar a escola primária, foi trabalhar muito jovem como aprendiz em uma gráfica. 
Foi correspondente do jornal "Il Popolo", de Cesare Battisti. Mas não é o Cesare Battisti membro dos Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Em 1915 desertou para se juntar ao exército italiano e depois da Primeira Grande Guerra, trabalhou por 38 anos na Cassa Distrettuale di Malattia di Riva, até 1957. 

Amante da montanha, foi um dos fundadores da Società Alpinisti Tridentini em Riva del Garda e ocupou diversos cargos de chefia.

Publicou 110 poemas, reunidos principalmente em cinque livros de poesia em dialeto trentino, os “Canzonieri”: “Fiori de montagna: versi dialettali rivani”, “I mè amizi de montagna”, “Montagne trentine”, “La me baita” e “El mè òrt de montagna” (fonte).

A Ingarda Trentino Azienda per il Turismo destaca Giacomo Floriani como um dos personagens mais ilustres que viveu na região.

Sua poesia incorpora os fundamentos do lugar: o lago, as montanhas, as florestas, as flores, o nascer e o pôr do sol. O humilde montanhista valorizava a fala e a cultura do lugar, por meio de uma escrita  simples, mas expressivo, próximo das pessoas comuns.

La Baita (casa de montanha trentina), que dá o título ao quarto livro de sonetos, atualmente é uma cabana muito procurada. Construída em 1949, perto da igreja de São Pedro, na encosta da montanha e com vista para a Garda e a Sarca. Foi onde passou os últimos anos de sua vida com sua esposa Lucia Pizzini (casaram em 1912) para admirar as coisas simples, perseguindo nuvens. Giacomo Floriani desceu "com tristeza" do abrigo em sua Montanha Mágica no final do verão de 1967. Ele morreu em Riva 28 de abril de 1968.


I cinque canzonieri (Riva)

Fra baldorie de sol e de tramonti
che i té spegazza 'l lac e i té lo 'dora,
fra belezze de cél e verdi monti,
che i té carezza 'l cor e i té 'nnamora;

fra giardini de palme e còl d'olivi
che i té cambia de spés fisonomìa,
fra caprizzi de vele e bei motivi
che i té vénze qualunque fantasìa;

fra castèi zà nif d'àquile romane,
che i ricorda dei fati de batalia
de quando no era fat gnancor l'Italia;

fra tor cargàe de storie veneziane,
che sfida 'l témp e l'avenir le varda,
èco Riva, la perla del bel Garda.

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo