11 de novembro de 2014

Descendentes de Pietro Floriani aguardam dupla cidadania


Em julho deste ano verifiquei o processo de Pietro Floriani e com imensa alegria descobri que havia retornado de Roma com parecer favorável e assim os seus descendentes teriam a sonhada dupla cidadania italiana


Depois soube que até o momento apenas uma parte deste ramo familiar teve este direito reconhecido. E desde então tenho respondido muitos questionamentos a respeito desta situação, feliz para uns, mas considerada uma injustiça por outros. Por isso achei interessante colocar aqui uma breve nota.

Isto decorre do fato de existir dois processos para Pietro Floriani. Disponíveis aqui.

1 - O processo TN 0422 deu entrada no Circulo Trentino em 15 de outubro de 2005. Enviado ao Consulado em 27 de junho de 2008, e enviado para Roma em 07 de julho de 2008, e despachado no malote de 08 de agosto de 2008. Este recebeu parecer favorável no dia 25 de julho de 2014, conforme publicado no site dos Circolos Trentinos do Brasil no dia 27 de julho de 2014.

2 - O processo TN 0703 deu entrada no Circulo Trentino antes do outro, em 13 de julho de 2005. Enviado ao Consulado em 27 de junho de 2008, mas foi enviado ao consulado um pouco depois, em 04 de agosto e, despachado no malote de 27 de agosto de 2008. Este é o processo no qual estou incluído mas, ainda não recebeu parecer. Infelizmente ainda não sei dizer qual a sua situação do processo na Itália. Também estranho porque o outro processo foi avaliado sem este, pois trata-se do mesmo ramo familiar de Pietro Floriani e iniciaram a tramitação na mesma época. 

Mas é muito importante destacar que o Circulo Trentino de Curitiba enfrentou um trabalho hercúleo por conta do elevado número de processos, que incluem cerca de 20 mil pessoas descendentes italianos residentes no Sul do Brasil. Por isso, os familiares que estão chateados por causa da dupla cidadania não ter se concretizado, deve-se agradeçer a Elton Stolf e toda a equipe da comunidade trentina que muito se dedicaram.

Ficamos no aguardo de notícias.

Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...