19 de novembro de 2014

Floriani na Resistência à Ditadura Militar

Dimas Floriani conta sua história e sua trajetória durante o período de luta pela democracia durante a Ditadura Militar no Brasil.

Passada as eleições de 2014 sugiram manifestações em apoio ao retorno da Ditadura Militar no Brasil, proposta esta que não pode passar ao largo de uma revisão da história, sobretudo dos aspectos sombrios e tenebrosos do golpe que abateu a democracia do Brasil. Muito oportuno rever este vídeo, de 2013, produzido pela Sociedade Direitos Humanos para a Paz - DHPAZ, no qual o Professor Dimas Floriani faz um depoimentos a sobre a Resistência à Ditadura Militar no Paraná.

Inicia sua apresentação com o relato da história dos imigrantes italianos na colônia de Rio dos Cedros, cidade localizada no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina.Conta a história de seu pai, um autodidata que criou 10 filhos, e dos caminhos que abriu aos filhos, na agricultura e nos livros. Dimas nos brinda com um riquíssimo relato, sobre a história da família a partir do qual se contextualiza a sua formação e experiências em sua trajetória na defesa da democracia, na critica à política e ao capitalismo e resistência à ditadura militar. Debates, prisões arbitrárias, tortura, clandestinidade, assassinatos.  Vale a pena conferir.



Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...