20 de julho de 2017

Por que a Família Floriani emigrou da Itália para o Brasil?

A miséria e a fome são comumente apontadas como motivo para a imigração italiana no século XIX. Mas porque havia miséria em uma região tão próspera?

Antes de abordar as razões específicas de cada núcleo familiar, é importante levantar o contexto da imigração dos nossos antepassados.

No caso dos imigrantes italianos Floriani que vieram da região Trentina e do Vêneto, presume-se que a fome e a miséria foram resultado da disputa territorial entre a Itália e a Áustria que se estendeu principalmente entre 1849 e 1866.

Cerca de 1870 a Itália havia conquistado a Lombardia e o Vêneto sob comando de Giuzeppe Garibaldi, que também tentou tomar o Tirol. Anos antes, Giuseppe havia participado da Guerra dos Farrapos que tentou desmembrar a região sul do Brasil, na Itália lutou pela unificação do reino italiano. 
A guerra na Itália teve grande impacto sobre nossos antepassados. Entre 22 de julho a 9 de agosto de 1866 a cidade de Strigno, na Valsugana, foi ocupada pelo exército italiano. Mas na Batalha de Bezzeca o exército italiano foi expulso, e Garibaldi quase foi capturado. Quando estive eu em Strigno não observei nenhum monumento em agradecimento à passagem de Garibaldi por lá.

A situação piora ainda mais quando a Itália tenta forçar a rendição da Áustria com um forte embargo aos produtos tiroleses (tal como o feito pelos EUA à Cuba e Venezuela), ocasionando uma grave crise social e econômica na região trentina. 

A pobreza e o medo de novas guerras forçou famílias inteiras abandonarem suas cidades na gigantesca imigração trentina a partir de 1875. A confusão na região permaneceu até o final da Primeira Grande Guerra, quando a Áustria perdeu o território trentino. Mas que depois tentou tomar novamente na Segunda Grande Guerra... mas estes conflitos não influenciaram tão fortemente a imigração italiana para a América (Veja registros no Brasil entre 1899 e 1922).

Vejamos então, que parte dos Floriani eram como a população tirolesa em sua aversão à ideia de fazer parte do Reino da Itália, nutriam simpatia ao Reino Austro-Húngaro, foram expulsos de sua terra natal por causa das Guerras comandadas por Giuseppe Garibaldi, imigram e prosperam com dificuldade na América, onde Giuseppe Garibaldi é um herói e hoje como trentinos sonham em receber um passaporte de nacionalidade Italiana. Que voltas a história dá!

Mapa do subtirol incorporado pela Itália como região Trentino Alto Adge (em 1945).



Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...