6 de setembro de 2017

Borgo Valssugana revive Luta de Classes


Palio dela Brenta é uma festa realizada na cidade de Borgo Valssugana, para reviver a disputa entre Farinoti e os Semoloti, mas não é uma briga de famílias ricas, como ocorre em eventos de origem medieval. O Pálio dela Brenta é o único evento que trata da luta entre os ricos e pobres. Os Farinoti eram ricos e viviam ao redor do castelo, por isso comiam boa farinha. Os Semoleti eram explorados na área agrícola e comiam o resíduo da produção e cereais mas baratos (a sêmola), daí o nome dos dois grupos sociais.

Veja mais sobre esta festa na matéria do Jornal O Tretino (de Trese Tílias) ou melhor ainda, no site do evento https://www.paliodelabrenta.it/home, com a última edição realizada em agosto de 2017.


Quadro de Paola Imposinato, 2015 (fonte)


Tive o prazer de conhecer Borgo em 2012 (Veja mais), localizada no Valssugana, muito próxima da cidade de Villa Agnedo de onde partiram meus ancestrais Floriani. Quando se chega de trem na região, o desembarque é na estação de Borgo Valssugana, e dalí pode-se pegar um ônibus para qualquer lugar. Quando conhecemos Borgo da primeira vez, foi no caminho para Fiera di Primiero.


Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...