Pular para o conteúdo principal

Importante Floriani na política italiana: Alessandra Mussolini Floriani

A família Floriani tem importante participação na política italiana em virtude do casamento da senadora Alessandra Mussolini com Mauro Floriani. Nascida em Roma, é filha de Romano Mussolini, neta do ditador fascista Benito Mussolini que governou a Itália entre 1922 a 1943 (Veja mais). Mauro Floriani é considerado um gestor empresarial competente, ocupou diversos cargos e possui experiência no ramo de transportes (Veja mais). 

Mauro Floriani e Alessandra Mussolini (Fonte)
Neta do ditador, rompeu com o presidente da Alleanza Nazionale, Gianfranco Fini, que havia se afastado do fascismo e da figura de Mussolini, e fundou seu partido (Azione Sociale - AS) que promoveu uma aliança chamada Alternativa Sociale que unia outros dois movimentos neofascistas e nazionalistas: Forza Nuova e Fronte Sociale Nazionale Tilgher (Referência).

Alessandra Mussolini se beneficiou da Operação Mãos Limpas, que visava combater a corrupção na Itália mas serviu principalmente para prejudicar empresas italianas e perseguir políticos de esquerda (Veja mais), e viu sua carreira política ser alavancada na década de 90 junto com Silvio Berluscone, sendo deputada diversas vezes e depois senadora com posições de extrema-direita.

Neste turbilhão, Mauro Floriani foi condenado por prostituição infantil em 2014 (Veja mais em Alessandra Mussolini, il marito patteggia per prostituzione minorile e Prostitute 15enni ai Parioli Floriani condannato a un anno).


Veja mais sobre o regime fascista e sua influência nos imigrantes italianos no Brasil:

Fascismo Italiano no Brasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo