21 de novembro de 2017

1ª Festa da Família Floriani

A primeira Festa da Família Floriani no Brasil foi realizada no dia 20 de julho de 2008, na cidade de Lages, Estado de Santa Catarina. Uma comemoração até singela, se considerarmos que faziam 130 anos da vinda dos Floriani ao Brasil. Na oportunidade cerca de 350 pessoas se reuniram em torno de um objetivo comum.
Convite da 1ª Festa realizada em Lages, Santa Catarina
A proposta da Festa surgiu em 2005, ganhou corpo em 2006 mas só foi agendada em 2007, a vontade do povo se conhecer era grande e não havia mais como segurar, em menos de 3 meses tudo foi preparado e mais de 300 pessoas se encontraram pela primeira vez em 20 de julho de 2008. A ideia de fortalecer as relações mais amplas em torno da família Floriani ganhou impulso a partir de 2005,  na corrida de obtenção de dupla cidadania, antes disso ocorriam festa de ramos da Família, especialmente por ocasião de Bodas de Ouro e festas de aniversário dos mais idosos.

Em redes sociais isto mudou, e muitos sentimentos positivos foram despertados. Veja o Convite do Encontro Nacional da Família Floriani, em 2008.

A festa contou com missa, pregada em italiano, almoço típico e baile.

Familiares reunidos em Lages, na Primeira Festa da Família Floriani, em Lages/SC.

Com o tempo alguns laços familiares se perderam e na festa foram reapertados. Fato referenciado no encontro do tio Duca e Alídio Floriani. 


Veja mais sobre o Tio Duca e sobre Alídio Floriani
Jornais da região publicaram matérias de página inteira e capa, o que revela que a festa teve um impacto extraordinário, alcançou seus objetivos e deixa uma grande promessa para todos nós. Conforme combinado na festa, em 2009 foi realizada outro encontro da família na cidade de Rio do Sul/SC.

A festa foi resultado de um esforço de agregação e aproximação de iniciativas que estavam dispersas. Haviam diversas iniciativas de levantamento genealógico e de encontros de alguns ramos da família. A partir da parceria com Jordina Rita Floriani e Paulo Floriani foi possível elaborar uma árvore genealógica única e iniciar a realização das festas nacionais. Embora isto tenha sido possível graças ao esforço de muitas pessoas, eu aproveito para render homenagem à eles, como fiz na foto a seguir, no Primeiro Encontro da Família Floriani realizado em Lages, em 2008. Valeu só por conhece-los!

Jordina Rita, Paulo e Guilherme, em 2008.












Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...