Pular para o conteúdo principal

Casa di Riposo "Redenta Floriani"

Diversos familiares que passaram por Strigno tem uma coisa em comum para contar, assim que chegaram à cidade avistam a placa da Casa di Riposo "Redenta Floriani", e quando chegamos em Strigno foi muito bom ver também a placa com nosso sobrenome.

Mais é melhor ainda conhecer a história, descobrir e se orgulhar em saber porque aquele lugar merecer ter Floriani estampado.

O hospital Ricovero di Strigno tem origem muito antiga, seu primeiro fundador foi Piero Ignazio Tomasello, que em 1766 fez um testamento destinando toda a sua herança para a construção de um hospital aos enfermos carentes de Strigno. Em 1947 ocorre o falecimento de Redenta Floriani que deixa em testamento o Palazzo Passinger ao Ospedale Ricovero, destinando a ele a seu belíssimo casarão localizado na via Borgo Allocco, onde é hoje, a Casa de Riposo Redenta Floriani.

Trata-se de um asilo, para idosos, mas vale lembrar que asilo em italiano é a creche para as crianças pequenas.



Referências:

Adone Tomaselli, "Strigno. Breve guida storico illustrativa della borgata. Ieri e oggi", ed. Campanili Uniti, Strigno 1995.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo...