Pular para o conteúdo principal

Dilema da imigração na peça teatral em Rovereto

“Siamo tutti naufraghi su di un terreno che non ha niente di solido sia da un punto di vista culturale, politico e sociale.”  (Maddalena Colombo)
Em Rovereto/TN, companhia teatral e palestrantes promovem um diálogo sobre o dilema dos migrantes de ontem e de hoje.

Atualmente muitos revivem o desafio imposto aos migrantes que deixaram as suas origens no final do século XIX em busca de melhores condições de vida na América.

Os Floriani que partiram de Rovereto para o Brasil conhecem esta história.

O Brasil foi formado por imigrantes, tais como europeus, asiáticos e do oriente médio. Hoje é alvo de migrantes de diversos países da África e da América Latina. O mesmo ocorre com outros destinos de Floriani, que foram para os EUA e Argentina. A Itália que sofreu um forte êxodo no passado, hoje recebe imigrantes da África, Leste europeu e da Ásia. Imigrantes são um problema?

Como os migrantes estrangeiros serão recebidos por nós, descendentes de imigrantes? Temos o dever de refletir sobre isto.

Veja a matéria no site do jornal l'Adige





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo...