18 de novembro de 2013

Floriani com registro na Hospedaria de Imigrantes São Paulo

Hospedaria de Imigrantes guarda registro de Floriani que desembarcaram em São Paulo entre 1899 e 1922, e mantiveram o fluxo de imigração da familia Floriani para o Brasil durante o século XX.



Nos dados do livro com Registros de matrícula estão disponíveis os nomes dos homens e infelizmente, sem indicação de demais membros da família que eventualmente os acompanhacem. 



Clique nos nomes acima para acessar a lista de desembarque, ou procure outros sobrenomes em Registros de matrícula da Hospedaria dos Imigrantes.

É um pouco difícil imaginar o que foi a antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás”, local onde chegavam os imigrantes que desembarcavam no Porto de Santos, subiam a Serra do Mar de trem, e encontravam um agitado centro de recepção de estrangeiros no Brasil.

Construída entre os anos de 1886 e 1888, recebeu cerca de dois milhões de imigrantes de mais de 70 etnias durante nos seus 91 anos de funcionamento, entre os anos de 1887 e 1978. Outras grandes hospedarias que funcionaram no período foram a Hospedaria da Ilha das Flores (1883-1966), a Hospedaria de Buenos Aires (1911-1953) e Hospedaria da Ilha de Ellis, em Nova York (1892-1954).

Pelo que eu entendi o site da Hospedaria dos Imigrantes tem informações que foram transcritas dos livros de matrícula para os anos de 1887 até 1958, mas também deve ter alguma informação nos registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) que datam de 1882 a 1886, estas informações são importantes para se conseguir a dupla cidadania italiana, e portanto, fundamentais para quem deseja fazer o difícil passaporte rosso. Para quem quer conhecer a história de seus familiares já vale a pena a consulta!


Veja outras listas de desembarque:

Comente com o Facebook:

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...