Pular para o conteúdo principal

Visita de Paulo Floriani em Villa Agnedo em 2011

Nosso querido Paulo Floriani, de Jaraguá do Sul, realizou em 2011 uma viagem à Itália. Entre 15 de setembro e 04 de outubro esteve em mais de 10 cidades e passou momentos, pelo visto, inesquecíveis. Paulo havia insistido muito para que nós fizessemos uma viagem em conjunto, infelizmente não foi possível. Quando surgiu a possibilidade de contratar um pacote turístico nós também não pudemos acompanhar, e viajamos somente em 2012


Mas enquanto nós organizamos um roteiro, Paulo poupou bastante tempo ao acompanhar um grupo turístico organizado por Ivanor Minatti, do Circolo Trentino em Curitiba e membro da Trentini del Mondo, um profundo conhecedor da Itália. Passaram em Roma, Chianchiano, Florença, Montegrotto Terme, Transacqua, Besenello, Insbruk, Salzburgo e Viena. 

O relato de toda a viagem do Paulo Floriani está disponivel aqui

E como não podia deixar de ser, Paulo convenceu o grupo a passar na terra natal de seus antepassados Floriani, em Villa Agnedo, na Valsugana, de onde partiram em 1875 os casais Pietro Floriani e Laura Paternolli, e Giovanni Floriani e Teresa paternolli.

O grupo não deve ter se arrependido, no dia 26 de setembro estiveram em Villa Agnedo, quando o grupo foi recebido no Município por Armando Floriani, ex-Síndaco. Puderam conhecer aquele lugar maravilho e seu povo fantástico. 



Em seguida, Paulo que à época era presidente del Circolo Trentino di Jaraguà do Sul, também esteve na sede da Associação Trentini nel Mondo (link)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Coral

Meu avô Lauro Floriani era ministro da eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Lages, Santa Catarina. E acredito que este seja um gancho para tratar da religiosidade deste ramo Floriani. A primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário em Lages foi construída na Rua Correia Pinto, no centro da cidade, a Imagem teria vindo de Portugal. A capela era frequentada por descendentes e ex–escravos. Em 1925 a capela foi demolida, e somente em 1940 a imagem foi transferida à Matriz Diocesana . Durante esta época, as famílias de origem africana foram praticamente expulsas do centro da cidade de Lages, e me parece, que esta também é a origem do estabelecimento de um gueto, o Bairro da Brusque. Em 1941 os Padres Franciscanos fizeram o projeto e iniciaram a construção no Bairro Coral de uma capela à beira da antiga BR-2 (Avenida Luiz de Camões), onde passava todo o movimento pelo que é hoje a BR-116. Em 1952 a capela foi assumida pelos padres Redentoristas , vindo