Pular para o conteúdo principal

Via Degol e Via Del Pretorio, Strigno


Tínhamos a manhã do dia 5 de abril livres para caminhar. O sol estava maravilhoso.



Estou na dúvida, se entramos na Via Degol ou Via Del Pretorio, ou se era a estrada que ia para Castel Tesino, ou ao Monte Lefre.

Procurávamos um parquinho, e continuamos a caminhada.


Em meio à duas casas, um lugar que podia ter qualquer coisa, econtra-se uma capela caprichada, e que certamente deve unir os vizinhos.


Encontramos um pouco de como as pessoas vivem, um pouco da arquitetura que não está preocupado com turistas do centro da cidade.














Na caminhada pela Via Del Pretorio, passamos pelo velho cemitério onde fica a Chiesa di Loreto, e sem esperar, estava novamente diante de diversos nomes familiares, aquela sensação estranha, pois não há tristeza nenhuma diante de jazigos desconhecidos, mas um fio de sentimento, é estranho. As fotos do cemitério precisaram de um espaço próprio, veja em Cimitero Chiesa di Loreto.






E enfim, estávamos nós no parquinho, com os bons brinquedos que encontramos na Itália toda, e a sempre presente fonte de água. O frio nos deu uma trégua, já era passada meia manhã, hora de voltar para o hotel, encontrar com Armando e conhecer os principais pontos turísticos da região.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil