E à esquerda se vê o Monte Ortigara junto da linha de montanhas que limitam o Altiplano de Asiago e o Vale da Valsugana. Villa Agnedo e Strigno foram duramente afetadas nas Grande Guerra Mundiais. E o monte Ortigara foi palco da maior batalha já combatida em uma região montanhosa. Entre os Italianos, foram mais de 2.800 mortos, 16.000 feridos e 3.000 desaparecidos ou feitos prisioneiros.
Um mês depois de retornar da viagem à Itália, encontrei por acaso em um sebo aqui em Brasília o livro Un anno sull'Altipiano, escrito por Emilio Lussu, que lutou de 1916 a 1917. Sua Brigata Sassari, 151º e 152º fanteria, foi quase destruída completamente por insistirem em seguidos ataques à trincheira austríaca, sob comando de generais despreparados e presunçosos.
Na foto abaixo, a prefeitura de Villa Agnedo sob a guarda das montanhas sobre as quais está o Planalto de Asiago.
As montanhas vistas de Villa Agnedo, em 2012. |
Para quem quer conhecer um pouco mais, vale a pena ver o filme Uomini contro, da foto a seguir, dizem que o filme exagerou um pouco, mas que retrata os combates no Ortigara.
No mapa abaixo é possível ver a linha defendida pelos austríacos, de grande importância estratégica, e chamada de chiave degli altipiani. No mapa, procure por Trento e veja a primeira seta vermelhas à direita, localizadas na região de Villa Agnedo.
Comentários
Postar um comentário