Pular para o conteúdo principal

Casa di Riposo "Redenta Floriani"

Diversos familiares que passaram por Strigno tem uma coisa em comum para contar, assim que chegaram à cidade avistam a placa da Casa di Riposo "Redenta Floriani", e quando chegamos em Strigno foi muito bom ver também a placa com nosso sobrenome.

Mais é melhor ainda conhecer a história, descobrir e se orgulhar em saber porque aquele lugar merecer ter Floriani estampado.

O hospital Ricovero di Strigno tem origem muito antiga, seu primeiro fundador foi Piero Ignazio Tomasello, que em 1766 fez um testamento destinando toda a sua herança para a construção de um hospital aos enfermos carentes de Strigno. Em 1947 ocorre o falecimento de Redenta Floriani que deixa em testamento o Palazzo Passinger ao Ospedale Ricovero, destinando a ele a seu belíssimo casarão localizado na via Borgo Allocco, onde é hoje, a Casa de Riposo Redenta Floriani.

Trata-se de um asilo, para idosos, mas vale lembrar que asilo em italiano é a creche para as crianças pequenas.



Referências:

Adone Tomaselli, "Strigno. Breve guida storico illustrativa della borgata. Ieri e oggi", ed. Campanili Uniti, Strigno 1995.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil