Pular para o conteúdo principal

Importante Floriani na política italiana: Alessandra Mussolini Floriani

A família Floriani tem importante participação na política italiana em virtude do casamento da senadora Alessandra Mussolini com Mauro Floriani. Nascida em Roma, é filha de Romano Mussolini, neta do ditador fascista Benito Mussolini que governou a Itália entre 1922 a 1943 (Veja mais). Mauro Floriani é considerado um gestor empresarial competente, ocupou diversos cargos e possui experiência no ramo de transportes (Veja mais). 

Mauro Floriani e Alessandra Mussolini (Fonte)
Neta do ditador, rompeu com o presidente da Alleanza Nazionale, Gianfranco Fini, que havia se afastado do fascismo e da figura de Mussolini, e fundou seu partido (Azione Sociale - AS) que promoveu uma aliança chamada Alternativa Sociale que unia outros dois movimentos neofascistas e nazionalistas: Forza Nuova e Fronte Sociale Nazionale Tilgher (Referência).

Alessandra Mussolini se beneficiou da Operação Mãos Limpas, que visava combater a corrupção na Itália mas serviu principalmente para prejudicar empresas italianas e perseguir políticos de esquerda (Veja mais), e viu sua carreira política ser alavancada na década de 90 junto com Silvio Berluscone, sendo deputada diversas vezes e depois senadora com posições de extrema-direita.

Neste turbilhão, Mauro Floriani foi condenado por prostituição infantil em 2014 (Veja mais em Alessandra Mussolini, il marito patteggia per prostituzione minorile e Prostitute 15enni ai Parioli Floriani condannato a un anno).


Veja mais sobre o regime fascista e sua influência nos imigrantes italianos no Brasil:

Fascismo Italiano no Brasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil