Pular para o conteúdo principal

Bruna sono, ma bella.

A fica no camposanto, que se chega pela Via Del Pretorio, em Strigno, no altar a Madonna Nera.


A madona di Loreto, foi venerada especialmente depois do Concílio de Trento, e tem grande importância no Brasil, é a Nossa Senhora Aparecida. 

Dizem que as imagens escuras de Maria tiveram origem nas estátuas que durante séculos ficaram impregnadas de fumaça de velas e lamparinas. 

Mas o que importa, há quem diga que é uma inspiração no Cantico dei cantici
 
Bruna sono, ma bella” 

Non state a guardare che sono bruna perché mi ha abbronzata il sole” (1, 5-6). 


Ao entrar na pequena capela tive uma surpresa ao ver no altar uma Madonna Nera, pois esperava encontrar a Madonna Mora, pois havia lido em um livro que na capela estaria uma imagem da Madonna Mora, que seria a Nossa Senhora do Rosário e o Bairro Coral. 

Em visita à Nereu Ramos/SC, descobri que Paulo Floriani construiu uma pequena capela, onde está em destaque Nossa Senhora.  






Para saber mais:
Veja mais em http://it.wikipedia.org/wiki/Madonna_Nera
http://www.guanciarossa.it/leviedellafede/loreto_la_madonna_nera.htm















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil