Em 21 de fevereiro se comemora o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A data foi escolhida foi quando chegou o navio ‘La Sofia’ ao porto de Vitória, no Estado do Espírito Santo, considerado a primeira vez que um grande grupo de imigrantes italianos teria chegado ao Brasil. O navio partiu de Gênova em 3 de janeiro de 1874 e chegou ao Brasil 45 dias depois. Liderados por Pietro Tabacchi e seu auxiliar Pietro Casagrande, o grupo era formado por 388 migrantes, um capelão e um médico.
Pietro Tabacchi (Fonte: Oriundi.net) |
Esta história é bastante difundida (veja estes links: Fonte1 e Fonte2) e foi utilizada para instituir o Dia Nacional do Imigrante Italiano, por meio da Lei nº 11687/2008. Mas estudos recentes sobre o processo migratório de italianos para o Brasil apontam uma versão diferente.
De fato, a primeira imigração italiana não ocorre em 1974, mas quase 40 anos antes, com a fundação da Colônia Nova Itália (ou Dom Afonso) em 1836, atual localidade de Colônia, no município de São João Batista, no estado de Santa Catarina. Os italianos chegaram junto com os alemães, e não depois, como aprendi na escola!
Ademais, é preciso ressaltar que este grupo de imigrantes não era formado por italianos, mas por austríacos. Pois é, o grupo era de tiroleses, provenientes do Tirolo Meridionale, ou Südtirol, que pertencia ao Império Austríaco. Na região do Tirol se falava o italiano, o ladino e o alemão, e por mais de 5 séculos pertenceu à Áustria (de 1363 até 1918). Por meio da insana Primeira Guerra Mundial, a parte meridional do Tirol foi tomada pela Itália em 1918 (Veja mais).
Os descendentes de austríacos atualmente se consideram trentinos, e muitos já obtiveram cidadania italiana. Desta forma, no dia 21 de fevereiro celebramos todos juntos a imigração italiana no Brasil, mas sem esquecer as origens de nossos antepassados e contribuição deste povo para a formação da Itália e do Brasil.
Veja mais sobre o tema no blog da família Floriani:
As melhores fontes de estudo sobre o assunto estão reunidas no site https://tiroleses.com.br/
Comentários
Postar um comentário