Pular para o conteúdo principal

Ivano Fraceva e Agnedo, Il Paese e il suo Castello

Depois de uma semana na Itália, e ver catedrais e palácios imponentes, não é qualquer construção histórica que volta a surpreender. Mas de alguma forma, ao ver aquele o Castelo de Ivano acabei sendo surpreendido. Já era para saber a história da fortificação, mas não havia me importado tanto com isto até estar diante dele. O castelo fazia parte da história da familia Floriani. 

Embora a construção seja de 1187 d.C., a primeira construção no local é muito mas antiga, data de 590 d.C.

Na foto a seguir se vê a paisagem lindissima, o Castel Ivano e parte da pequena cidade de Ivano Fraceva. Vila Agnedo e Strigno estão no vale logo atrás destas casas.


A seguir, o Castel de Ivano visto da casa de Armando Floriani.
 
Crédito: Guilherme Floriani

Para conhecer mais sobre o Castelo e a cidade, uma fonte pode ser: 


Uma pena que por pouco perdemos o lançamento do Il volume di Vittorio Fabris “Ivano Fracena. Il paese e il suo castello” (2012) presentato domenica 17 giugno alle 11 nella Sala della Musica di Castel Ivano dallo storico dell’arte Ezio Chini, presenti l’assessore alla Cultura del Comune di Ivano Fracena Cristina Romagna e il Presidente dell’associazione “Castel Ivano Incontri” Carlo Staudacher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vapor Poitou

Navio de 1.926 toneladas pertenceu também à companhia francesa SGTM Lines – Sociètè Generale du Transports Maritimes e tinha 99 metros de comprimento e 10,6 metros de largura.  

Desembarques da Familia Floriani no Brasil

Listas de desembarque de imigrantes são valiosa fonte de informação para o estudo genealógico de famílias Italianas em Santa Catarina, e fundamental para se desvendar a história da Família Floriani que imigrou para o Brasil no final do século XIX Uma fonte desta valiosa informação está no Arquivo Nacional, que disponibiliza Relação de Passageiros que passaram pelo porto do Rio de Janeiro. Com o nome do navio e data de chegada ao Brasil bastou ir ao site do Arquivo Nacional para encontrar a lista de passageiros. Veja a lista de Floriani nas seguintes travessias: Imigrantes no Vapor Poitou em 1876 Imigrantes do Vapor Ville-de-Bahia em 1877 A referência para encontrar Floriani nestas listas encontrei no blog de Telmo Tomio , que fez a T ranscrição de Nomes constantes em Listas de Passageiros Imigrantes - Italianos. Neste estudo, ele compilou dados de um total de 821 listas de desembarque de passageiros e imigrantes entre 1875 a 1878. Já são mais de 30

Imigrantes Floriani no Vapor Poitou em 1876

No dia 05 de agosto de 1876 o Vapor Poitou partiu do porto de Genova, em Nápolis, sob o comando do Capitão Ragoulz, com destino ao Rio da Prata. De acordo com o regsitro de passageiros disponível no Arquivo Nacional , os seguintes membros da familia Floriani estavão à bordo: Giuseppe Floriani, 48 anos, casado; Domenica Tiso, 40 anos; Giuseppe Floriani, 18 anos. Giovanni Battista Floriani, 12 anos; Maria Floriani, 5 anos.     Giuseppe Floriani e Domenica Tiso são imigrantes da pequena cidade de Villa Agnedo , localizada na Valsugana, região Trentina, no norte da Itália. E hoje formam importante ramo da família Floriani no Brasil. Saiba mais sobre o navio Vapor Poitou e sobre  Desembarques da Familia Floriani no Brasil